quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Jesus e Miguel são a mesma pessoa?



Recebi este e-mail:
“Pastor, eu escutei de uma testemunha de Jeová que Jesus e o anjo Miguel são a mesma pessoa.
Existe base bíblica para esta afirmação?”
Resposta


Não existe base bíblica para esta afirmação. As testemunhas de Jeová não reconhecem a autoridade que Cristo possui como os evangélicos e uma das afirmações contraditória é que Jesus e o anjo Miguel são a mesma pessoa.

No livro Raciocínio à base das Escrituras, p. 219, a Sociedade Torre de Vigia escreve: “Portanto, a evidência indica que o Filho de Deus, antes de vir à terra, era conhecido como Miguel, e também é conhecido por esse nome desde que retornou ao céu, onde reside como o glorificado Filho espiritual de Deus”.
Esta doutrina está completamente distorcida, não tem base bíblica e pode ser considerada uma heresia. Vamos ver a diferença de Jesus e Miguel.
1 - Miguel é identificado na Bíblia como Arcanjo.


Olhando para hierarquia celestial, arcanjo está acima de anjo e não é considerado com nenhumas características que Jesus possui. Não vamos estender o assunto, mas uma pequena reflexão já demonstra a diferença entre Jesus e Miguel.


As Escrituras Sagradas deixam relatado que Miguel disputou o corpo de Moisés com o diabo.


Judas, 1:9Mas quando o arcanjo Miguel, discutindo com o Diabo, disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar contra ele juízo de maldição, mas disse: O Senhor te repreenda”
Miguel é considerado o defensor de Israel (Dn 10 v.21), tem autoridade e poder (Dn 10 v.13), mas não possui as mesmas características de Jesus e nunca foi considerado Salvador e Senhor.



2 – JESUS TEM CARACTERISTICAS BEM DIFERENTES DE MIGUEL.


As características que a Bíblia traz sobre Jesus são diferentes de um arcanjo. Em Jesus foram criado todas as coisas, até mesmo os anjos foram criados,pois a bíblia nos diz que até as coisas nos céus foram criados por Jesus.
Colossences 1 v. 16- 20
16 - porque nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele.
17 - Ele é antes de todas as coisas, e nele subsistem todas as coisas;também ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio, o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência,porque aprouve a Deus que nele habitasse toda a plenitude,e que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra como as que estão nos céus.


Nenhum anjo ou arcanjo poderia nos trazer a reconciliação com Deus, mas Jesus trouxe esta paz e reconciliação.


Jesus é o Messias, não existe possibilidade de um anjo usar este titulo. Jesus declarou que era o Messias diante do sumo sacerdote (Mc14v. 61), Ele é o Filho de Deus (Mc 1 v.11), Miguel não se apresenta em nenhum momento como Filho de Deus. O titulo ‘“Filho de Deus” pertence oficialmente ao Messias.


As profecias messiânicas não foram concretizadas em Miguel, mas na pessoa de Jesus. Jesus é o Senhor, Miguel não aceitaria este titulo.


Jesus é o Salvador – Foi através do Sangue de Cristo que o nosso pecado foi lavado e remido (Ap 1 v.5).

Jesus está assentado a direita do Pai. Deus jamais permitira que um anjo assentasse a sua direita como Jesus está.
Hebreus 1v13- Mas a qual dos anjos disse jamais: Assenta-te à minha direita até que eu ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés?
Palavras de Jesus:
Mateus, 26:64
“Repondeu-lhe Jesus: É como disseste; contudo vos digo que vereis em breve o Filho do homem assentado à direita do Poder, e vindo sobre as nuvens do céu.”

Marcos, 14:62 “Respondeu Jesus: Eu o sou; e vereis o Filho do homem assentado à direita do Poder e vindo com as nuvens do céu.”

Estevão vê Jesus a direita de Deus
Atos dos Apóstolos, 7:55 “Mas ele, cheio do Espírito Santo, fitando os olhos no céu, viu a glória de Deus, e Jesus em pé à direita de Deus,”
Romanos, 8:34 “Quem os condenará? Cristo Jesus é quem morreu, ou antes quem ressurgiu dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós;”
Chego a seguinte conclusão:” Qualquer religião que quiser diminuir a Cristo é uma seita e não tem base bíblica para tal afirmação.”

Nenhum comentário: